Indústria de Plásticos Alcaplas recebe honraria do Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Homenagem recebida marca os 10 anos do Programa Novos Caminhos e pela Alcaplas, empresa cidadã, oportunizar a primeira inserção de adolescentes no mercado de trabalho.

Em cerimônia realizada nesta terça-feira 22, na sede do Judiciário catarinense em Florianópolis, durante o evento em comemoração aos 10 anos do Programa Novos Caminhos, a Indústria de Plásticos Alcaplas recebeu do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), a placa de homenagem por oportunizar a primeira inserção de adolescentes do Programa Novos Caminhos no mercado de trabalho, em 2014.

A placa de homenagem foi recebida pelo Diretor da Alcaplas, o empresário xanxerense Alceu Lorenzon e foi entregue pelo Presidente do TJSC, Desembargador João Henrique Blasi. O evento foi acompanhado por magistrados, servidores, autoridades, jovens e empresários homenageados, que apoiam o programa.

Há 10 anos, o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) criaram o programa Novos Caminhos. A iniciativa, dirigida pela CEIJ/TJSC, capacita os jovens em situação de medida protetiva nos 214 abrigos espalhados pelo Estado e, no tempo adequado, os encaminha para o mercado de trabalho. A Indústria de Plásticos Alcaplas recebeu a honraria, representando às empresas cidadãs catarinenses, parceiras do programa.

De acordo com o empresário Alceu Lorenzon, esta é uma honraria muito importante para a Alcaplas pois ?desde 2014 apoiamos este projeto importante para o futuro de muitos jovens e, hoje, neste ato de comemoração aos 10 anos do Novos Caminhos, é uma alegria saber que podemos, junto com o programa, transformar muitas vidas ao longo desta década. A Alcaplas é uma empresa cidadã que abre suas portas de oportunidades por meio de estágio, jovem aprendiz ou, vaga de emprego informal para adolescentes atendidos pelo Programa Novos Caminhos e que acredita que uma nova oportunidade sempre pode transformar vidas?, destacou.

O Programa Novos Caminhos atende adolescentes, a partir dos 14 anos, destituídos do poder familiar em razão da violação de seus direitos básicos e que, por esse motivo, são residentes ou egressos dos chamados serviços de acolhimento (natureza distinta de internação socioeducativa). Por lei, ao completarem 18 anos, não sendo possível o retorno para a família biológica ou extensa, esses jovens precisam deixar os acolhimentos para iniciar uma vida adulta e autônoma.

Conheça um pouco mais sobre o programa Novos Caminhos

De 2013 a 2023

Público atendido:

1.411 crianças e 4.613 adolescentes.

1.184 Empregados (143 contratos de estágio, 908 contratos de aprendizagem e

133 contratos efetivos CLT).

519 Empresas reconhecidas como Empresa Cidadã (empresas que oferecem oportunidades de trabalho para esse público)

13.527 matrículas em Educação Profissional

Acompanhe mais dados do projeto no site:

https://novoscaminhos-sc.com.br

(c) Alcaplas 2015. Desenvolvido por aleto